Páginas

09 novembro 2013

Dar sangue!


Ontem abordaram-me no supermercado para ir dar sangue hoje.
Eu perguntei quais as condições para que uma pessoa possa dar sangue, a senhora não me soube responder, só soube dizer que, por exemplo, sabia que não podia ter ido ao dentista no decorrer desta semana.
Cheguei a casa e fui ver as condições, em Portugal. Afinal de contas, pensava que os seres humanos eram iguais em Portugal e em França. Mas, pelos vistos, parece que não!
Para começar não sabia que os homossexuais homens não podem dar sangue, nem aqui nem em Portugal. Mas isso era só e apenas ignorância da minha parte.
As diferenças que vou referir é que não consigo entender.

Em Portugal:
  • Os homens podem dar sangue 4 vezes/ano e as mulheres 3 vezes/ano, de 3 em 3 meses e 4 em 4 meses respectivamente.
Em França:
  •  Os homens podem dar sangue 6 vezes/ano e as mulheres 4 vezes/ano, com um período de pausa de 8 semanas.
Em Portugal:
  • Não pode ter tido um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 6 meses.
Em França:
  •  Não pode ter tido um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 4 meses.
Em Portugal:
  • Não dê sangue se:
    - alguma vez utilizou drogas por via endovenosa.

    - teve contatos sexuais a troco de dinheiro ou drogas.
    - sendo homem ou mulher, teve contatos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as). 
  • Se foi parceiro sexual de:
    - qualquer dos grupos anteriores.
Em França:
  • Nenhuma referência quanto ao assunto supracitado.

Meus amigos, se fossemos a ver haveria uma ínfima percentagem de pessoas que poderiam dar sangue segundo este último ponto. Vendo bem, são muitas as pessoas que já tiveram vários parceiros sexuais. E mesmo que só tenham tido 1 parceiro sexual, se esse mesmo parceiro já teve vários, então também não se pode dar sangue.

Afinal, não somos iguais em todo o lado. Apesar de sermos todos seres humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E vocês, o que acham?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...